Menu
SANTOGAL
SANTOGAL
A Santogal BMW investiu 3,5 milhões de euros nas novas instalações no Seixal, cujo conceito inovador rompe com a imagem tradicional de um stand de automóveis. A empresa encara, desta forma, o presente e os próximos anos, apostando no serviço ao cliente, na digitalização e na eletrificação.
Em vez de esperar mais algum tempo pelo futuro, a Santogal BMW decidiu abraçá-lo e ser pioneira. A empresa investiu um valor elevado nas novas instalações no Seixal. Denominadas Centro do Futuro, representaram um investimento de 3,5 milhões de euros. O conceito aplicado neste espaço é deveras inovador e revoluciona a imagem que se tem de um stand de automóveis tradicional. Este centro aplica no presente aquele que será o futuro modelo de negócio da BMW. “Os stands deixam de ser o sítio onde se vem negociar o carro, passam a ser o sítio onde se vem ver o carro, onde se vem experienciar o carro, ver as cores, cheirar o carro. Mas o negócio ou está feito ou poderá ser feito sem ser aqui. Deixa de ser um centro de negociação e de regatear preço para ser um centro de apoio ao cliente”, explica José Neto Rebelo, diretor da Santogal BMW.
O responsável da empresa recebeu a equipa do NOVO nestas novas instalações. A visita guiada comprova a transformação do conceito de stand. O espaço é muito amplo. Trata-se de uma área de 10 mil m2, com uma zona coberta de mais de 4 mil m2, que inclui uma oficina de alta tecnologia com uma grande aposta em carregadores e opções para clientes que sejam full electric. Há menos carros expostos, menos secretárias e gabinetes, e mais espaço para o cliente poder experienciar este centro, ver os carros, seja ao vivo ou através de tablets e televisões, onde até pode fazer logo as configurações que desejar. A digitalização é, de resto, um dos aspetos que mais saltam à vista neste Centro do Futuro. Outro é que, ao invés dos habituais vendedores, o cliente é recebido por product geniuses. “Deixámos de ter vendedores para ter product geniuses, que são pessoas que aconselham e explicam tudo ao cliente”, diz José Neto Rebelo. O objetivo transmitido pela BMW é que, em cinco anos, todas as suas concessões adotem esta nova imagem. “Temos cinco anos, desde o final de 2023 até 2028, para toda a imagem ser renovada para esta.”
Sobre este novo conceito, o diretor da Santogal BMW afirma que “as marcas estão a mudar de concessionários para agentes”. “É um modelo de negócio em que deixamos de ter uma negociação para vender os carros e passamos a receber uma comissão por parte do importador”, sublinha, referindo que o modelo de negócio vai mudar bastante. “O importador acredita que 70% das vendas, no espaço de cinco a dez anos, serão feitas pela internet, em casa, e o cliente deixa de ter um conceito de posse e passa a ter o conceito de serviço. No futuro, as pessoas passam a ter um carro como têm as operadoras de telemóvel, o ginásio ou outra coisa qualquer. É mais uma subscrição que têm (…) Claro que um carro e uma casa são bens que têm um valor elevado. Ninguém compra um carro como quem compra uma camisa. Fá-lo com mais cuidado, é um bem mais duradouro. Mas as gerações mais novas não estão preocupadas com o poder de posse, estão mais preocupadas com o serviço. As gerações mais antigas tinham a necessidade da posse”, argumenta.
Há uma outra característica que diferencia o novo centro do Seixal: o facto de a BMW e a MINI estarem juntas. O espaço da BMW e o espaço da MINI estão ligados, sem qualquer parede a separá-los. “Tínhamos de ter 18 carros da BMW; da MINI, tínhamos de ter dez. Hoje em dia, com toda a tecnologia, não é preciso ter tantos carros no stand. Antes, ou tinha o carro no stand ou não se sabia como era o carro. Hoje, o cliente fica com uma perceção a 100% do que vai comprar sem estar a tocar no carro”, salienta José Neto Rebelo.
Partilhar:
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |